Skip to topic | Skip to bottom
www.postcogito.org
          ...sine propero notiones
Kiko
Você está aqui: Kiko > GaleriasDeFotos > ViagemAChapadaDiamantina2004Jul > FotosDaGrutaDoLapao Imprimível | fim do tópico


Start of topic | Skip to actions
English Version

Fotos da Gruta do Lapão

No primeiro e último dia de nossa estada na Chapada Diamantina, exploramos a Gruta do Lapão, a meros 4km ao norte da cidade, apesar de se traduzir em um pouco mais de uma hora de caminhada... se tivéssemos acertado de primeira.

As Fotos


A entrada da caverna à distância, enquanto ainda estávamos na trilha.
(2048 x 1536, 419k)

Bebendo de uma fonte natural de água fresca ao longo da trilha.
(2048 x 1536, 840k)

Este que vos fala estragando a beleza do cenário, pouco antes de descermos pela ravina que leva à entrada.
(2048 x 1536, 633k)

Uma pedra entalada na ravina próxima à entrada da caverna. Coitado de quem estiver embaixo quando ela cair.
(2048 x 1536, 218k)

A meio caminho pela ravina que leva à entrada.
(1536 x 2048, 802k)

A turma na entrada da caverna.
(2048 x 1536, 724k)

Uma das pouca fotos decentes de dentro, pouco antes de chegarmos no rio subterrâneo.
(2048 x 1536, 177k)

Cruzando o rio subterrâneo. Eu sei, a foto está uma droga, mal dá pra ver a água.
(2048 x 1536, 127k)

Um caminho bem fácil adiante, né?
(2048 x 1536, 288k)

Minhas calças após eu escorregar.
(2048 x 1536, 302k)

O caminho de volta, dessa vez seguindo o rio.
(2048 x 1536, 738k)

A entrada da caverna, vista do rio.
(2048 x 1536, 580k)

Voltamos lá novamente e descemos de rappel os 45m da entrada e foi muito legal!
(2048 x 1536, 1433k)

As cores do crepúsculo.
(2048 x 1536, 1273k)

Um breve descanso... no cemitério... o arco diz 'Ontem éramos o que tu és; amanhã serás o que nós somos.'
(2048 x 1536, 1354k)

Trilhas de GPS para chegar lá

  • Download a trilha do Hotel Casarão até a Gruta do Lapão e de volta
    Essa é uma trilha em alta resolução que consideramos apropriada para guiá-lo pelo caminho.

  • Download uma versão com a outra entrada da caverna
    Esse caminho está em resolução menor, mas tem um marco chamado "OtherSide" que mostra a outra entrada da caverna (na ralidade, uns 20m de distância dela, posto que não conseguíamos sinal no GPS precisamente naquele ponto porque a montanha estava bloqueando). Não mostra o caminho detalhado para se chegar até lá, mas não é difícil de achar.

Os arquivos estão no formato .GTM do programa GPS Trackmaker do Odilon Junior. Você pode usá-lo para converter o arquivo para qualquer outro formato que queira. Todas as trinhas foram criadas com uma unidade GPS/Rádio de mão Garmin Rino 120.

O caminho começa e termina no cemitério. Nós começamos indo morro acima pela estrada que leva à Fazenda Calando até o começo da trilha. Você pode fazer essa primeira parte com uma picape (ou seu carro, se não for muito baixo ou você não gostar tanto assim dele.) O resto precisa ser feito à pe.

Adoraríamos saber sua experiência em usar essas trilhas, se foram úteis em campo, se ficaram desatualizadas de alguma forma.

Planejamento e Precauções

Se você estiver razoavelmente em forma, o caminho é fácil e leva cerca de uma hora para chegar lá. Não traga ninguémque tenha dificuldade em se locomover por desníveis. Evite a noite a menos que saiba o que está fazendo.

Não vimos nenhuma cobra, mas dizem que elas estão lá. Nós vimos algumas aranhas, mas não tivemos nenhum incidente com ela. Desde que você seja cuidadoso e não faça nada patentemente estúpido, é perfeitamente seguro.

Usar filtro solar é extremamente recomendado se não estiver acostumado com o sol.

A caverna fica totalmente escura a meros 50m da entrada. Traga uma lanterna, preferivelmente aquelas que encaixam no boné. (Algumas lojas em Lençóis vendem, caso tenha esquecido de trazer.)

A caverna é razoavelmente perigosa porque é feita inteiramente de grandes blocos de rochas pontudas e afiadas. Mova-se devagar, observando seu equilíbrio e estudando os efeitos de seus movimentos. Algumas pedras estão soltas. Como você pode ver nas fotos, minhas calças quase foram rasgadas ao meio quando eu escorreguei por uma pedra grande inclinada. Nós tivemos, sim, alguns arranhões de pequeno porte -- mas nada que band-aids não resolvessem. Mas uma queda de mais de alguns centímetros pode se tornar muito séria.

Uma vez na caverna, vá pelo caminho "reto" óbvio a penas que saiba o que está fazendo ou tenha tomado precauções extras para não se perder. Há caminhos secundários que levam a uma parte semelhante a um labirinto. Apesar de não termos tido nenhum problema para voltar, ouvimos histórias de pessoas que se perderam e só foram achadas vários dias depois.

A saída do outro lado é um pouco difícil de achar a partir da parte de dentro da caverna sem um guia. Não a encontramos no primeiro dia e requereu dois de nós umas boas duas horas para achá-la. É através de uma passagem estreita que facilmente passa despercebida. Depois que saímos, marcamos o primeiro ponto parao qual conseguimos obter sinal de GPS. Esse ponto está nas trilhas de GPS acima. Deve ser mais fácil percorrer a caverna ao contrário.
topo


Você está aqui: Kiko > GaleriasDeFotos > ViagemAChapadaDiamantina2004Jul > FotosDaGrutaDoLapao

topo

Creative Commons License   O conteúdo deste site está disponibilizado nos termos de uma Licença Creative Commons, exceto onde dito em contrário.
  The content of this site is made available under the terms of a Creative Commons License, except where otherwise noted.