Skip to topic | Skip to bottom
www.postcogito.org
          ...sine propero notiones
Kiko
Você está aqui: Kiko > RelogioBinarioEmModoHMS Imprimível | fim do tópico


Start of topic | Skip to actions
English Version

O Relógio Binário em Modo HMS

Instruções para ler um relógio binário no modo HMS ou "três grupos", justamente com uma simulação visual em JavaScript com dicas.

Simulação em JavaScript

     
 
17 41 23
HORAS MINUTOS SEGUNDOS
Dicas: Valores dos LEDs
  Decimal

Se o suporte a JavaScript estiver ativado, o exemplo acima deve ser "vivo", mostrando o horário atual segundo o relógio embutido do seu computador atualizado a cada segundo tal como o relógio binário real, mas com dicas adicionais para ajudá-lo a entender o mostrador. Clique nos "tiques" para ativar/desativar os vários níveis de dicas à medida em que angaria experiência.

Se seu navegador não suporta JavaScript ou se o suporte não estiver ativado, o exemplo acima será estático.

Como ler as horas em modo HMS

Esse modo é similar ao modo DCB original, mas cada par de colunas atua como se a primeira estivesse empilhada em cima da segunda. Consulte o diagrama acima para ver os valores dos LEDs.

Parece muito mais difícil de ler porque, em princípio, há sessenta possíveis padrões de LEDs para decorar. Todavia, se você memorizar os 16 padrões da "metade baixa" (os bits de valores 1 a 8), então haverá apenas quatro possíveis padrões para os "bits mais altos", adicionando 0, 16, 32 ou 48 ao valor da metade baixa. Então, com um pouco de prática, você conseguirá ler esse modo tão rápido quanto o modo DCB original e impressionar seus amigos.

Uma maneira de parecer muito sabido é comentar que, nesse modo, o último LED de cada grupo (o "64" nos grupos dos minutos e segundos e o "32" no grupo das horas) nunca acende: uma vez que o número máximo de minutos é 59, nunca vamos precisar de um LED que represente o valor 64. Da mesma forma, dado que as horas vão até 23, nunca precisaremos do LED que representa 32 naquele grupo.

Se você quiser soar talvez um tanto pedante, discorra sobre o fato que há apenas duas bases numéricas aqui: a hora é primeiramente convertida para sexagesimal e cada "dígito" sexagesimal é convertido diretamente para binário, onde a "metade baixa" vai para as colunas com quatro LEDs e a "metade alta" vai para as demais colunas. Contraste isso com o modo DCB padrão, que envolve três bases numéricas distintas.

Se você não se importar de soar realmente pedante, você pode trazer à tona o fato que, uma vez que o lance de Decimal-Codificado-em-Binário não está envolvido, muita gente incorretamente chama esse modo de "binário verdadeiro". Mas isso também não é muito apropriado porque ainda há a representação sexagesimal em horas, minutos e segundos. Um relógio binário verdadeiro seria muito pouco prático por ser muito difícil de ler.

Se você quiser ir mais além, você pode dizer que esse modo usa a menor quantidade de LEDs posíve: 17 (sim, há 20 deles mas, lembre-se, nesse modo três deles jamais acendem). O que talvez não seja óbvio é a razão pela qual não dá pra usar menos. Mas não é difícil de se convencer disto: há 24 horas vezes 60 minutos vezes 60 segundos = 86.400 segundos em um dia. Um LED pode representar dois números possíveis: 0 ou 1. Dois LEDs podem representar quatro números: 00, 01, 10 e 11. Três LEDs podem representar oito números, quatro LEDs podem representar 16 números e, em geral, n LEDs podem representar 2n números. Usando essa fórmula, podemos ver que 16 LEDs podem representar 65.536 números, o que ainda é menos do que os 86.400 que precisamos. Contudo, 17 LEDs podem representar 131.072 valores distintos -- onde agora os nossos 86.400 segundos de um dia cabem com folga.
topo


Você está aqui: Kiko > RelogioBinarioEmModoHMS

topo

Creative Commons License   O conteúdo deste site está disponibilizado nos termos de uma Licença Creative Commons, exceto onde dito em contrário.
  The content of this site is made available under the terms of a Creative Commons License, except where otherwise noted.