Skip to topic | Skip to bottom
www.postcogito.org
          ...sine propero notiones
Kiko
Você está aqui: Kiko > PostsEmPortugues > PtBrBlogEntry2008Feb17A Imprimível | fim do tópico


Start of topic | Skip to actions

English Version


Screenshot Clique para ampliar, ficará um pouco mais bonito. (A cena
é escura demais para a miniatura ficar bonita.)

Eclipse Lunar próxima Quarta

Rec 17-fev-2008 22:48

Ano passado eu escrevi sobre um eclipse lunar total que perdi devido ao mau tempo e que próxima quarta-feira teremos um outro.

Se você mora no mesmo fuso horário que eu, o eclipse parcial comecará às 22:42. A totalidade começa às 00:34 e durará cerca de 51 minutos. Por volta das 02:09 tudo terá acabado.

Para observadores de primeira viagem, vale mencionar que a lua realmente não desaparece durante a totalidade: ela fica bem mais escura e avermelhada, mas ouço dizer que é bem raro ela ficar escura o bastante para ficar difícíl de achar. A cor exata varia de eclipse para eclipse: é causada pela luz refletida na atmosfera da Terra. Se a atmosfera estiver límpida e houver muitas núvens e áreas de neve refletindo luz do sol, a Lua não ficará tão escura e pode até ficar com uma cor alaranjada. Se alguma erupção vulcânica jogar partículas na atomsfera e não houver tantas nuvens ou áreas branquinas de neve, a Lua ficará vermelho-escura. Há até uma escala para medir isso, chamada Escala de Danjon.

A geometria do evento é bem favorável para minha localização: a Lua vai estar cerca de 67 graus acima do horizonte, provavelmente bem acima dos edifícios na redondeza. A piscina do meu prédio é na cobertura, o que me faz pensar em assistir o evento de lá -- e com o calor que anda fazendo, quem sabe eu não assista de dentro dela? -- ou quem sabe organizar uma festinha com alguns amigos astronerds.

A figura acima mostra algo que não poderemos ver: como o eclipse se parecerá visto da Lua. De lá, será um eclipe solar: a Terra passará bem na frente do Sol, bloqueando sua luz e afogando a Lua na sua sombra. De fato, eu tive de trapacear um pouco nessa figura: eu aumentei a "luz ambiente" para tornar a lua visível em absoluto. Mas não há "luz ambiente" no espaço; assim, se você estivesse naquele ponto, a Lua seria tão somente uma patoca redonda de escuridão. (Se você tem o Celestia instalado no seu Windows, clique aqui para ver essa cena exatamente nesse ponto; no Linux, você terá de copiar o link manualmente para dentro do Celestia.)

A boa notícia é que o tempo quente tem produzido dias quase sem nuvens aqui ultimamente, mas algumas vezes tem chovido logo após o nascer do Sol. E exatamente agora está chovendo um pouco -- com efeito, o bastante para atrapalhar o sinal da TV via satélite. De repente, eu acho que deveria manter minhas expectativas baixas. Desejem-me sorte.


Adendo em 21-Fev: Parece que a Força estava conosco -- bem poucas nuvens resultaram em uma excelente visibilidade e um eclipse lindo. Lamento por não ter fotos pra mostrar -- eu emprestei meu tripé para um amigo que viajou e é impossível tirar uma foto decente da Lua sem tripé.
topo


Você está aqui: Kiko > PostsEmPortugues > PtBrBlogEntry2008Feb17A

topo

Creative Commons License   O conteúdo deste site está disponibilizado nos termos de uma Licença Creative Commons, exceto onde dito em contrário.
  The content of this site is made available under the terms of a Creative Commons License, except where otherwise noted.