Onda em um Círculo
As órbitas dos electrons têm espaçamentos discretos porque, ensinam os físicos, elas têm de preencher comprimentos de onda inteiros, senão a onda não fecharia direito. Eis aqui uma planilha onde você pode fazer uma onda linear dobrar-se ao redor de um círculo, ao mesmo tempo que varia sua freqüência, amplitude, fase, etc.
Clique na figura para baixar a planilha
- Notas: Fica melhor em 1024x768. Pode ser necessário alterá-la para ficar bom em resoluções menores.
Mini-FAQ
P1. Como você faz para as barras de rolagem mudarem os valores das células? Há algum código VBA escondido?
R1. Não. Com efeito, eu acho que a beleza da coisa é que não há código
VBA em absoluto.
De fato, barras de rolagem e outros controles de formulário poderem mudar os valores de algumas células é um recurso padrão (ainda que surpreendentemente desconhecido) do Excel há mais de uma década.
Eis como usá-lo: clique com o botão direito em qualquer ícone da barra de ferramentas -- um menu
pop-up lhe permitirá escolher outras barras de ferramentas. Clique na opção "Formulário"; isso fará com que a barra de ferramentas de controles de formulário (normalmente desativada) passe a aparecer. Nela você pode selecionar vários controles, inclusive as barras de rolagem: clique no ícone do controle desejado e o cursor do mouse mudará para uma cruz fina. Daí, arraste-e-solte um retângulo na planilha e um controle daquele tamanho aparecerá. Clique no botão direito sobre o controle recém criado para chamar seu menu de contexto e peça a opçao "Formatar controle". Uma caixa de diálogo aparece onde você pode definir os valores máximos e mínimos do controle, os incrementes, e, mais importante, a que célula ele está associado.
Tão logo você associe um controle a uma célula, toda vez que você clicar naquele controle, fazendo com que mude de valor, ele vai disparar um recálculo (assumindo que o recálculo automático esteja globalmente habilitado, o que provavelmente está, pois é o padrão.) Se algum gráfico depender de alguma célula que em última instância dependa de alguma célula vinculada àquele controle, ele será redesenhado também.
Nas versões do Excel 2003 e superiores, é útil circundar o gráfico com células cujos valores mudam durante o recálculo, para forçar o gráfico a ficar contido no retângulo de atualização. Doutra feita, o gráfico poderá ser apenas particialmente redesenhado (ou não ser redesenhado em absoluto), fazendo as animações ficarem feiosas.
Incidentalmente, o OpenOffice tem um recurso similar que funciona quase exatamente da mesma forma, mas o redesenho leva vários segundos, tornando lerdo demais para animações. Além disso, os recursos de gráfico do OO ficam muito atrás dos do Excel -- até hoje eu não entendo por que os gráficos XY do OO ainda não suportam algo tão simples quanto valores de X fora de ordem. É por isso que eu não disponibilizo versões dessa planilha para o OO.
topo